Profissionais do Centro de Tratamento de Queimados participam de capacitação

13 abr por João Ricardo Correia

Profissionais do Centro de Tratamento de Queimados participam de capacitação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Associação Brasileira de Queimaduras (ABQ), realizou nesta sexta-feira (12), na Associação Médica do RN, o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado. O conteúdo ministrado é baseado no curso Advanced Burn Life Support (ABLS) da American Burn Association – ABA, sendo oferecido no Brasil exclusivamente pela ABQ.

O objetivo do curso é qualificar os profissionais à normatização de atendimento às vítimas de queimaduras, oferecer conhecimento e normas aos que têm oportunidade de prestar o primeiro atendimento a pessoas com queimaduras de qualquer etiologia, proporcionando uniformidade de condutas. A capacitação das equipes de resgate das vítimas de queimaduras no local do evento é de fundamental importância, uma vez que o Centro de Tratamento de Queimados Dr. Jussier Magalhães (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel é o único centro especializado no atendimento dessa patologia no Rio Grande do Norte.

O curso é constituído de dez módulos, ministrados durante um dia, por instrutores capacitados pela SBQ, com avaliação ao final dos módulos, recebendo o participante, quando aprovado, a certificação de atendente.

Centro de Tratamento de Queimados

Em Natal, o CTQ é classificado como tipo III no sistema estadual de referência hospitalar em urgências e emergências. O Centro foi fundado em fevereiro de 2006, para atender uma demanda importante de pacientes vítimas de queimaduras, um problema significativo de saúde pública, que atinge as diversas faixas etárias, com um perfil socioeconômico amplo, apresentando índices significativos de sofrimento, sequelas e letalidade, além de elevados custos de tratamento.

Atualmente constam 20 leitos ativos para internação, sendo 06 pediátricos. O serviço realiza atendimentos nos âmbitos de urgência e emergência de adultos e crianças, atendimentos ambulatoriais e cirurgias reparadoras eletivas.

A equipe interdisciplinar é composta por 46 profissionais: 12 cirurgiões plásticos, 01 cirurgiã geral, 01 clínica diarista, 02 pediatras diaristas, 02 anestesistas, 01 enfermeira, 16 auxiliares e técnicos de enfermagem, 01 nutricionista, 02 fisioterapeutas, 01 terapeuta ocupacional, 02 fonoaudiólogas, 01 assistente social, 01 psicóloga, 01 secretária e 02 maqueiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesap

ByJoão Ricardo Correia

Formado em Comunicação Social pela UFRN. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor do Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

× Fale no ZAP