Aftosa: novo adiamento da vacinação está na pauta

7 jan por Marcelo Hollanda

Aftosa: novo adiamento da vacinação está na pauta

 

Uma notícia na edição desta segunda-feira do Globo Rural de que o Piauí vai pedir  nova prorrogação para inciar a vacinação da aftosa caiu como uma luva para o Rio Grande do Norte, que ainda não havia examinado pra valer essa possibilidade, mas a partir de agora examina.

Pelo menos um contato já foi feito pelo diretora geral do Instituto de Defesa Agropecuária, Fabiana Lo Tierzo Gameleira, com o Ministério da Agricultura, em Brasília, para sondar como o Mapa vê essa possibilidade. Até o final da tarde desta segunda-feira (7) ainda não havia uma posição se o estado pedirá ou não mais tempo para começar a vacinação.

No Piauí, a rejeição à ideia de vacinar o rebanho parte dos próprios criadores, que temem por mais mortes de cabeças. Lá existe um calculo da Federação da Agricultura segundo o qual já teriam perecido por causa da estiagem 500 mil bovinos – isso daria metade do rebanho total do Rio Grande do Norte até 2011.

Os animais estão pele e osso e a preocupação dos criadores e técnicos é o impacto que terá sobre os bichos já debilitados um manuseio extra de conduzi-los até o local de vacinação. Para animais que não se alimentam corretamente há meses, o estresse desse deslocamento pode matar. Está em jogo aqui a eficiência da vacinação em termos numéricos. A data fixada para começar é 15 de janeiro.

× Fale no ZAP